Turman e ‘Mutante’ perdem por decisão no card principal do UFC Sacramento

Não foi desta vez que Cezar ‘Mutante’ voltou à coluna das vitórias no UFC. No evento deste sábado (13), realizado em Sacramento, no estado americano da Califórnia, o vencedor do primeiro ‘TUF Brasil’ foi derrotado por Marvin Vettori por decisão unânime dos árbitros laterais. Também no card principal, o também brasileiro Wellington Turman estreou com derrota, depois de um duelo muito equilibrado contra Karl Roberson.

Vettori foi muito superior a ‘Mutante’. Já no primeiro assalto, ele acertou os melhores golpes e conseguiu pegar o tempo de um chute baixo para quedar o brasileiro. No chão, o italiano de 25 anos chegou até a montar. Embora Cezar tenha conseguido se livrar da incômoda posição, foi para o intervalo em clara desvantagem.

No segundo round, novamente foi Vettori quem determinou onde a luta se desenrolaria. Ele chegou a levar ‘Mutante’ à lona rapidamente, com um cruzado, e depois levou o rival ao solo em uma queda. O ritmo de Marvin pareceu ter cansado o brasileiro, que diminuiu o ritmo e passou a lutar ‘na raça’.

Mesmo vencendo por dois rounds, o italiano ainda correu um risco desnecessário ao entrar na trocação franca com ‘Mutante’ no início do assalto final. Mas, depois de um princípio explosivo de duelo, os dois passaram a mostrar exaustão, o que deixou o round morno até o gongo.

Na outra luta envolvendo um brasileiro no card principal, Wellington Turman estreou credenciado pelo jiu-jitsu e pela finalização em abril sobre o ex-Ultimate Márcio Lyoto. O primeiro round do duelo contra Karl Roberson, porém, teve o americano melhor na luta de solo. Apesar de ter conseguido a queda logo no princípio do combate, o paranaense acabou perdendo a posição de superioridade e ficou por baixo durante muito tempo, o que lhe custou o assalto inicial.

O ímpeto do brasileiro novamente o colocaria por cima no chão depois do intervalo. Mas, outra vez, com muita explosão, Roberson conseguiu escapar do mata-leão que se avizinhava. O segundo assalto terminou com o americano em vantagem, mas Turman foi superior por mais tempo.

No round final, Wellington conseguiu colher os frutos dos primeiros dois rounds de luta agarrada: com Karl já bem cansado, Turman dominou o americano no chão durante quase quatro minutos. Entretanto, deu novo vacilo e permitiu a Roberson se reposicionar e acertar bons golpes no ground and pound. E, na papeleta dos juízes, foi o equilibrado segundo assalto que definiu o confronto: por decisão dividida, o americano levou o triunfo.

Confira os resultados do UFC Sacramento até a nona luta:

Médio (84 kg) | Karl Roberson venceu Wellington Turman por decisão dividida (28-29, 29-28, 29-28)
Médio (84 kg) | Marvin Vettori venceu Cezar ‘Mutante’ por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Meio-pesado (93 kg) | John Allan venceu Mike Rodriguez por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Pena (66 kg) | Andre Fili venceu Sheymon Moraes por nocaute técnico no primeiro round
Galo feminino (61 kg) | Julianna Peña venceu Nicco Montaño por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-27)
Pena (66 kg)| Ryan Hall venceu Darren Elkins por decisão unânime (29-28, 29-28, 30-27)
Galo (61 kg) | Jonathan Martinez venceu Pingyuan Liu por nocaute no terceiro round
Palha feminino (52 kg) | Brianna Van Buren venceu ‘Livinha’ Souza por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27)
Galo (61 kg) | Benito Lopez venceu Vince Morales por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28)