Luke Rockhold deixa ranking dos médios às vésperas de estreia em nova categoria

A mais nova atualização nos rankings do Ultimate não traz o nome de Luke Rockhold. Mas calma. Isso não significa que o ex-campeão peso-médio (84 kg) se desvinculou da liga, e, sim, que ele está prestes a fazer sua estreia em uma nova categoria de peso. O americano encara Jan Blachowicz neste sábado, no UFC 239, em Las Vegas (EUA), em seu debute entre os meio-pesados (93 kg).

Por nunca ter competido na nova divisão, Luke também não consta entre os melhores ranqueados até 93 kg, mas isso pode mudar neste card. Afinal de contas, seu próximo rival é o sexto colocado entre os meio-pesados, e uma vitória sobre ele praticamente garantiria uma vaga para Rockhold na listagem dos melhores atletas da categoria.

A retirada de Luke do ranking dos médios surtiu efeito nos demais atletas que estavam abaixo dele anteriormente – todos, exceto Antônio ‘Cara de Sapato’, ganharam posições. Além disso, a ausência do ex-campeão da listagem deu lugar para outro ex-detentor do cinturão da categoria retornar aos atletas de elite até 84 kg: Anderson Silva. ‘Spider’ retornou ao top 15 dos médios na última colocação.

Outra mudança significativa no ranking foi a troca de posições entre Jussier ‘Formiga’ e Joseph Benavidez. No último sábado (29), os dois se enfrentaram na luta coprincipal do UFC Minneapolis. E com o triunfo sobre o brasileiro, o americano assumiu a primeira posição entre os pesos-moscas (57 kg) e encaminhou de vez seu passaporte para disputar o cinturão da categoria – que hoje pertence a Henry Cejudo.