Dana White decreta aposentadoria de BJ Penn no UFC

BJ Penn foi derrotado por Clay Guida no Rio – Leandro Bernardes

BJ Penn é um dos nomes mais importantes da história do MMA. Mas, para quem não acompanhou as conquistas do americano do passado, fica difícil acreditar nisso. O ex-campeão dos leves (70 kg) e dos meio-médios (77 kg) do UFC não ganha uma luta desde 2010 e amarga uma sequência de sete derrotas — a última delas no UFC 237, no Rio de Janeiro, contra Clay Guida. Mas, se depender de Dana White, presidente do UFC, Penn não vai mais lutar MMA.

Questionado por um repórter da TV canadense TSN, o dirigente prometeu não mais oferecer lutas ao havaiano. De acordo com Dana, BJ teve tantas chances por ser um dos maiores da história da modalidade. Mas mesmo em se tratando de Penn, em algum momento a paciência acaba.

“Quero que BJ se aposente. Amo BJ Penn. BJ Penn é uma das lendas do esporte. Este é um esporte de jovens. Eu dei a ele muitas oportunidades, porque ele é BJ e por causa do relacionamento que tive com ele durante a carreira inteira dele. Mas não posso fazer isso novamente. Não posso fazer”, falou.

Apesar de ter mostrado uma evolução em seu último confronto, o lutador de 40 anos não tem mostrado a qualidade e os reflexos de outrora. Dos sete últimos reveses, quatro foram por decisão, dois por nocaute e um por finalização.